top of page

A Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, a segunda do Brasil, foi fundada em 1877, e até 1891 denominava-se Academia de Belas Artes. A partir de 1946, foi incorporada à Universidade da Bahia, tendo sido federalizada três anos depois, e em 1961 o curso de Arquitetura deixa de fazer parte da Escola de Belas Artes, passando para a Área I - junto com as Engenharias - e não mais da Área V, de Artes.

Esta separação entre os Cursos de Arquitetura e Artes criou uma lacuna no mercado que só viria a ser preenchido 30 anos depois, com a criação do Curso de Decoração Ambiental da EBA/ UFBA, em 18 de março de 1991. Dois anos depois, em 06 de outubro de 1993, o curso passa a ser designado como Curso Superior de Decoração, tendo sua primeira turma formada em agosto de 1995. Em 1997, o Curso é reconhecido através da portaria Portaria N° 476 de 27 de março de 1997 - com base no Parecer N° 189/97da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação e do Desporto.

O Curso completou no ano de 2016, seus 25 anos, o que implica em um reconhecimento do ensino e da própria atividade profissional. Este reconhecimento se evidencia na produção científica que vem sendo realizada pelos programas de iniciação científica, pelos diversos programas de pós-graduação lato-sensu e stricto- sensu em todo o Brasil e especificamente no da Escola de Belas Artes, cuja linha de pesquisa- Arte e Design: processos, teoria e história, nos níveis de mestrado e doutorado, possibilita o desenvolvimento da pesquisa sobre múltiplos aspectos e interfaces das artes com design, tecnologia e ciências humanas. Compreendendo estudos que articulam teorias e procedimentos presentes na historia do design e da arte, incluindo aspectos sociais, ergonômicos, sistemas tecnológicos e metodologias da representação projetual. Também a realização de Congressos de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D, seminários, cursos e geração de concursos, vêm estimulando a participação dos discentes.

Se entendemos o Design de Ambientes como o conjunto de ações específicas no sentido da correta intervenção no espaço - construído ou não - e reconhecermos sua importância na vida do homem em termos de conforto ambiental, efeitos psicológicos e de produtividade, podemos avaliar a responsabilidade dos profissionais que atuam nessa área.

O Projeto de Reestruturação Curricular do Curso Superior de Decoração, que passará a denominar-se Curso de Design de Ambientes, configura-se na mais profunda e importante reformulação de sua historia, que, ancorada em sua memória recente, constrói o presente com um olhar para o futuro.

NOSSA HISTÓRIA
bottom of page